ÁGUA
A qualidade da água e dos recursos hídricos é cada vez mais importante num ambiente no qual estes escasseiam e no âmbito de uma regulamentação cada vez mais restritiva. É por isso que o tratamento das águas em estações de potabilização (ETAP), em estações de dessalinização (EDAM) e no tratamento de águas residuais industriais ou urbanas (EDAR) é de vital importância.
Ciente disso, a Messer desenvolveu processos de tratamento ecologicamente corretos que contribuem para a produção de água potável perfeita, fornecem água de processo ideal e purificam até as águas residuais altamente poluídas de forma abrangente e económica.
POTABILIZAÇÃO DA ÁGUA
Oxidações de Fe, Mn e NH4+
Ao utilizar águas subterrâneas, é possível que contenham elevadas concentrações de Fe, Mn e NH4+. Estes compostos devem ser eliminados antes de introduzir a água na rede de abastecimento. A Messer disponibiliza o seu processo Oxysolv® que utiliza oxigénio puro para oxidar os referidos compostos, retardando o aumento da pressão nos filtros e eliminando o caráter das águas brancas se for utilizado ar.
Remineralização de águas macias
As águas provenientes de reservatórios ou poços situados em regiões ricas em granito, sílica ou basalto, e da dessalinização (osmose inversa), possuem uma reduzida alcalinidade e são macias e corrosivas. Com a aplicação de dióxido de carbono, alcança-se um equilíbrio e uma elevada qualidade da água, o que permite evitar a corrosão na rede de distribuição e nas tubagens do consumidor.
Potabilização e desinfeção da água com ozono
A oxidação com ozono (O3), agente fortemente oxidante, melhora a qualidade da água em múltiplos aspetos e respeita o ambiente:
- O ozono é frequentemente utilizado em combinação com a luz UV para a desinfeção da água.
- Inibe o crescimento de algas e impede a formação de lodos biológicos nas superfícies.
- Oxida produtos orgânicos que se degradam muito dificilmente, melhorando a cor, a clareza, o odor e o sabor da água.
- O ozono melhora a floculação.
TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS
Controlo do pH da água
O dióxido de carbono (CO2) reduz e controla o pH das águas residuais alcalinas e neutraliza os efluentes alcalinos. A vantagem da aplicação de CO2, em comparação com o uso do ácido sulfúrico ou clorídrico, está no facto de se tratar de um ácido débil que evita o risco de sobreacidificação e garante um armazenamento e uma manipulação mais seguros e evita corrosões nos equipamentos e o aumento da salinidade das águas.
Tratamento biológico
A introdução de oxigénio no processo das estações de tratamento de águas sobrecarregadas permite aumentar significativamente a capacidade de depuração biológica e a eliminação de odores desagradáveis. É especialmente recomendável em caso de picos de carga onde o oxigénio é uma alternativa à limpeza mecânica da instalação, sem necessidade de investimento.
Eliminação de sulfídrico (H2S)
O transporte de águas residuais pelas canalizações conta frequentemente com elevados tempos de permanência que, em conjunto com a carência de oxigénio, provocam a formação de ácido sulfídrico que danifica as canalizações e gera perigosas emissões. Para tal, a Messer disponibiliza a sua tecnologia Oxiduct®, que aplica oxigénio para a oxidação dos sulfuretos e para redução da atividade das bactérias sulfato-redutoras.
Oxidação avançada
As águas contaminadas com produtos orgânicos tóxicos e dificilmente biodegradáveis necessitam de uma oxidação avançada. Devido à reatividade e ao poder de oxidação do ozono com um grande número de compostos, as aplicações de ozono incluem o tratamento de lixiviados de aterros, a eliminação de metais, a descoloração de efluentes residuais e a oxidação de pesticidas.
AMBIENTE
As nossas tecnologias ambientais inovadoras e os nossos gases ajudam não só no tratamento de águas como também nas centrais de reciclagem, e são aplicados na purificação de emissões em grandes centrais industriais. Oferecemos soluções para conservar os recursos naturais e promover a economia circular, através da reutilização da água e das matérias-primas para proteger o ambiente.
RECUPERAÇÃO DE VOLÁTEIS
O processo DuoCondex® da Messer é uma tecnologia avançada de criocondensação de emissões não desejadas de compostos orgânicos voláteis (COVs). Estas emissões estão sujeitas a legislação ambiental rígida. O azoto aplicado no processo arrefece os gases de emissão até os condensar e recuperar os COVs existentes.
MOAGEM CRIOGÉNICA
A moagem criogénica possibilita a separação dos compostos na reciclagem de pneus usados, termoplásticos e fibras compostas. Neste processo utiliza-se azoto líquido, cuja capacidade de refrigeração fragiliza os materiais e converte os diversos produtos em partículas finas pulverizadas, que podem voltar a ser utilizadas como matéria-prima. O azoto utilizado evita o entupimento do moinho e também possíveis explosões de pó ao criar uma atmosfera modificada, e aumenta a produtividade do processo de moagem.
RECICLAGEM DE FRIGORÍFICOS
A reciclagem de frigoríficos requer a aplicação de azoto líquido para recuperar os CFCs contidos nestes aparelhos. Consegue-se através da refrigeração destas substâncias até que condensem, evitando-se assim a sua emissão para a atmosfera. O azoto também assegura uma atmosfera inerte no processo de moagem destes aparelhos.
INCINERAÇÃO DE RESÍDUOS
A sobrecarga das centrais incineradoras de descargas especiais pode originar elevadas emissões. Através do enriquecimento com oxigénio é possível aumentar a capacidade da central e reduzir as emissões.