OS GASES INDUSTRIAIS FACILITAM A OTIMIZAÇÃO
Na produção industrial, os gases industriais são tão importantes como a água e a eletricidade. As suas propriedades específicas e a forma como são utilizados garantem melhores níveis de eficiência, segurança e rentabilidade em muitos processos. Os gases industriais também desempenham um papel decisivo em termos de qualidade do produto.
Entre os gases industriais mais utilizados encontram-se o acetileno, o árgon, o dióxido de carbono, o oxigénio, o azoto e o hidrogénio. A Messer também oferece muitos destes gases como misturas para aplicações especiais.
- OXIGÉNIO: A propriedade mais importante do oxigénio é a sua reatividade, pelo que é utilizado num grande número de aplicações de tratamento de águas e de tecnologia ambiental.
- AZOTO: O azoto é utilizado como refrigerante ou gás inerte na indústria e na investigação. Após a utilização, é devolvido à atmosfera sem alterações.
- ÁRGON: O árgon é o gás de proteção ideal, até com as altas temperaturas que normalmente se encontram na metalurgia e na soldadura por arco.
- DIÓXIDO DE CARBONO: O dióxido de carbono é essencial para a produção de bebidas carbonatadas, é utilizado no tratamento da água potável e representa uma alternativa aos ácidos agressivos para a neutralização das águas residuais. Na forma criogénica sólida, o CO2 é convertido em gelo seco, que é utilizado como refrigerante ou para a limpeza com gelo seco.
- ACETILENO: O acetileno tem uma ampla gama de aplicações: por exemplo, a tecnologia de oxicorte, a soldadura, o corte, a limpeza com chama, a pulverização com chama ou o raspagem com chama.
- HIDROGÉNIO: O azoto é utilizado como gás combustível para aplicações especiais e como gás de proteção no tratamento térmico. A alta condutividade térmica do hidrogénio também o torna adequado à utilização como gás refrigerante, por exemplo, para os geradores de energia.