O ponto de ebulição do hélio é de 4,2 K ou -269oC. Hélio líquido é o líquido mais frio da Terra. É usado principalmente como refrigerante para atingir temperaturas extremamente baixas.
FORNECIMENTO DE HÉLIO LÍQUIDO
Para limitar as perdas do produto, o hélio líquido é fornecido e armazenado em recipientes criogénicos especiais, chamados dewars. De acordo com a procura, Messer oferece hélio líquido em dewars de diferentes tamanhos, variando de 50 litros a 450 litros de capacidade. Os grandes consumidores, como os fabricantes de equipamentos ou os grandes institutos de investigação, podem ser fornecidos por contentores-cisterna (com uma capacidade de 40.000 litros).
APLICAÇÕES LÍQUIDAS DE HÉLIO
A maioria das aplicações técnicas de hélio líquido estão relacionadas com a supercondutividade. Esta é a propriedade física vista em certos materiais que a resistência elétrica desaparece, se o material arrefecer abaixo de uma temperatura "crítica".
Devido às temperaturas de transição extremamente baixas dos supercondutores tecnicamente utilizados, precisam de ser arrefecidos com hélio líquido. A aplicação mais importante da supercondutividade está em eletroímanes supercondutor muito poderosos. Estes são usados em imagens de ressonância magnética (Ressonância Magnética) e imagens de ressonância magnética nuclear (Ressonância Magnética), que são as aplicações mais importantes de hélio líquido, seguidas por ímanes de direção de feixe de luz usados em aceleradores de partículas.
HÉLIO LÍQUIDO PARA RESSONÂNCIA MAGNÉTICA (RESSONÂNCIA MAGNÉTICA)
A ressonância magnética (Ressonância Magnética) é uma técnica de imagem médica. Os scanners de ressonância magnética usam campos magnéticos fortes, gerados por um íman supercondutor. O hélio líquido arrefece o íman abaixo da temperatura crítica da bobina solenoide supercondutor.
HÉLIO LÍQUIDO PARA ESPECTROMETRIA DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NUCLEAR (RESSONÂNCIA MAGNÉTICA)
A Espectroscopia de Ressonância Magnética Nuclear (Ressonância Magnética) é uma técnica espectroscópica para identificar e analisar a estrutura das moléculas. As amostras são colocadas num campo magnético forte, que é gerado por um íman supercondutor. O hélio líquido está a arrefecer o íman abaixo da temperatura crítica da bobina solenoide supercondutor.