O fabricante de gases industriais e medicinais Messer vai construir uma unidade de produção de azoto para abastecer a Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS). Esta nova fábrica não produz emissões, uma vez que a sua matéria-prima é o ar, que é captado e destilado através de um processo criogénico para obter o azoto. O projeto da nova fábrica da Messer está centrado na utilização da tecnologia mais moderna em termos de normas de segurança, controlo e fracionamento dos gases do ar.
O início da construção da fábrica está previsto para o último trimestre de 2024 e os trabalhos terão uma duração de 9 meses, prevendo-se que as primeiras fases de funcionamento entrem em funcionamento em meados de 2025. Esta unidade de produção de N2 servirá os novos investimentos previstos no complexo industrial de Sines, que permitirão reduzir as emissões de CO2 e, consequentemente, diminuir a pegada de carbono do complexo industrial.
A Messer actua no mercado português há 20 anos. Dedica-se principalmente à comercialização de gases comprimidos para diferentes sectores industriais, indústria alimentar e laboratórios. Para o efeito, dispõe de uma extensa rede de distribuição. Com a construção da unidade de produção e o fornecimento de gás por gasoduto, está a alargar a sua gama de produtos e serviços.
A Messer tem outra empresa na Península Ibérica, a Messer Ibérica, com sede em Tarragona, Catalunha, Espanha, que está em funcionamento há 54 anos. As suas instalações de produção mais importantes estão localizadas no complexo petroquímico de Tarragona, o maior do sul da Europa, onde abastece grandes empresas do sector através da sua própria rede de gasodutos. A empresa dispõe igualmente de várias instalações de fabrico de gás.