O fator económico é o principal fator para a escolha de uma produção de gás no local em vez do fornecimento em cisternas. Para determinar a melhor opção, é necessário saber se:
- Existe alguma tecnologia que garanta as qualidades e quantidades de gás necessárias para a produção local?
- A instalação da central no local é economicamente viável?
- O equipamento instalado terá capacidade para produzir uma carga que permita uma poupança aceitável?
- Temos a infraestrutura e o espaço necessários para a instalação de uma central de produção no local?
- Podemos fornecer os serviços necessários (por exemplo, energia elétrica) a um custo aceitável?
- Quais são as minhas opções de fornecimento durante uma avaria ou manutenção da central?
- Tenho recursos capacitados para operar e manter uma central no local?
ACONSELHAMENTO E ENGENHARIA PARA UMA CONCEÇÃO DE FORNECIMENTO ADEQUADA
Após o desenvolvimento da solução de fornecimento e a confirmação da proposta económica, será realizada a conceção da central no local e das soluções de back-up, serão disponibilizados recursos de montagem e manutenção e o seu projeto tornar-se-á realidade.
SOLUÇÕES DISPONÍVEIS PARA OS DIVERSOS GASES
PRODUÇÃO DE OXIGÉNIO E AZOTO NO LOCAL
Existem basicamente dois métodos de separação do ar: criogénico e não criogénico. O equipamento criogénico permite fornecer níveis de pureza mais elevados, mas tem um custo de investimento superior. No entanto, as centrais criogénicas são a melhor solução para quantidades de gás superiores.
SEPARAÇÃO CRIOGÉNICA DO AR
Nas unidades de separação criogénica do ar, os gases contidos no ar são separados de acordo com o princípio da retificação a baixa temperatura, aproveitando as diferentes temperaturas de ebulição dos gases. Distinguimos três tipos de equipamentos:
- Unidades de separação do ar multiproduto de elevada capacidade, com liquefação opcional
- Geradores de azoto CryoGAN: otimizados para a produção de azoto
- Geradores de oxigénio CryoGOX: otimizados para a produção de oxigénio
SEPARAÇÃO NÃO CRIOGÉNICA DO AR
Os processos de separação de ar não criogénicos funcionam de acordo com o princípio da adsorção por alteração de pressão, ou têm por base a separação através de membranas semipermeáveis. São normalmente utilizados os seguintes tipos de unidades:
- Adsorção por alteração de pressão (AAP)
- Adsorção por alteração de pressão de vácuo (AAPV)
- Unidades de membrana
Para obter mais informações sobre a produção no local de gases atmosféricos, como o oxigénio e o azoto, pode transferir o folheto e pedir a visita de um especialista.
A PRODUÇÃO DE HIDROGÉNIO - TÃO INDIVIDUAL COMO OS SEUS UTILIZADORES
A Messer oferece uma ampla gama de tecnologias para a produção de hidrogénio e Syngas. A escolha do processo ideal depende de vários fatores, entre os quais se incluem a aplicação, o volume necessário e a pureza.
Os reformadores de vapor utilizam gás natural como matéria-prima e podem ser utilizados tanto para unidades pequenas como grandes de hidrogénio. Com o chamado processo de reforma de vapor, a matéria-prima é misturada com o vapor do processo, aquecida a cerca de 480 °C e, em seguida, dividida no reformador com recurso a um catalisador à base de níquel. No reator de deslocamento de CO, onde o monóxido de carbono (CO) reage com H2O para formar H2 e CO2 (conversão catalítica), o conteúdo de hidrogénio no gás reformado aumenta ainda mais.
No fim, o hidrogénio é purificado numa unidade de PSA, da qual sai com pressão de 15 a 30 bar e uma pureza de até 99,9995%.
Para as empresas que já têm um fornecimento de hidrogénio mas precisam de níveis de pureza mais elevados para utilização posterior, a Messer pode fornecer unidades PSA de hidrogénio como unidades separadas. Estas unidades recebem o fluxo de gás rico em hidrogénio e convertem-no em hidrogénio de alta pureza (>99,999%).
Para obter mais informações sobre a produção de hidrogénio no local, pode transferir o folheto e pedir uma visita de um especialista.
PRODUÇÃO DE GÁS NO LOCAL - SERVIÇO COMPLETO OU COMPRA
A Messer opera muitas centrais de produção no local e disponibiliza esta experiência a muitos clientes satisfeitos. No entanto, o departamento de engenharia também fornece soluções "chave na mão" aos clientes que pretendem comprar o equipamento.