Preâmbulo
O Sistema de Gestão de Conformidade Messer (CMS) é o nosso conceito organizacional que descreve o sistema de valores Messer e a sua implementação prática e define as responsabilidades relacionadas. O conceito organizacional visa prevenir antecipadamente as violações do Código Messer. Representa um quadro vinculativo para acções de gestão de conflitos de interesse e para o cumprimento das leis aplicáveis, disposições regulamentares e regras operacionais externas e internas em todas as áreas de negócio do Messer. O CMS Messer é apoiado por um compromisso claro do Conselho de Administração, CEOs e gestão, e serve como um instrumento para construir confiança com os nossos clientes, parceiros, empregados, bem como com os concorrentes, o público em geral e os meios de comunicação social.
Código Messer
O Conselho de Administração da Messer Ibérica resumiu os princípios do conceito organizacional num conjunto de regras ("Código Messer"). O Código Messer representa uma governação empresarial activa e destina-se a servir a todos os funcionários como orientação para o seu trabalho diário, de acordo com a declaração de missão empresarial da Messer. Os Directores-Gerais devem assegurar, através de medidas apropriadas, que todos os funcionários tenham livre acesso ao Código Messer e sejam informados sobre onde e como o podem consultar.
O Código de Conduta Messer é o documento chave do Código Messer. É complementado e sustentado pelas Directrizes do Grupo e outras directrizes, manuais e outras regras internas aplicáveis a nível local ou do grupo. O Código Messer tem em conta os resultados de análises de risco regulares para determinar os riscos específicos a que a empresa como um todo está exposta.
A competência profissional e o espírito empreendedor dos nossos empregados são o nosso recurso mais importante para alcançar os nossos objectivos empresariais. Agradecemos o empenho e a paixão com que os funcionários contribuem para o sucesso da empresa. No desempenho das suas actividades, os funcionários devem respeitar as leis relevantes e as regras do Código Messer.
Esperamos também que os nossos parceiros comerciais, clientes e outras partes com quem a Messer trabalha cumpram as leis aplicáveis e os princípios do Código Messer.
Responsáveis pelo cumprimento
O Conselho de Administração da Messer é responsável pela supervisão do Sistema de Gestão de Conformidade da Messer. Este conceito organizacional é vinculativo para todos os CEOs, gestores e funcionários da Messer.
Em conformidade com as disposições legais aplicáveis, os Directores-Gerais são responsáveis pela implementação deste conceito organizacional na sua própria empresa local e por assegurar o seu cumprimento. O Conselho de Administração da Messer SE & Co. KGaA nomeou um Chief Compliance Officer (CCO). Existem também Responsáveis de Conformidade (LCOs) locais, que são nomeados pelos gestores regionais de acordo com os respectivos Directores Executivos locais. O grupo de Responsáveis de Conformidade é complementado pelos chefes de departamento no escritório da empresa, que são responsáveis pelos departamentos, como os chamados Responsáveis de Conformidade de departamento/área (BCOs). O Conselho de Administração da Messer definiu as tarefas, direitos e deveres dos responsáveis pela conformidade nas directrizes para os responsáveis pela conformidade.
É atribuído um papel modelo aos CEOs, directores executivos, CCOs, LCOs e BCOs. Espera-se um elevado grau de competência social e ética dos mesmos. Os CEOs e gestores devem orientar as suas acções no sentido de uma organização, liderança, comunicação, selecção, supervisão e orientação adequadas. Além disso, estão empenhados na protecção dos clientes, empregados e do ambiente. Neste contexto, o seu claro compromisso com economias limpas e respeitadoras da lei é tão essencial como a prevenção e sanção de práticas ilegais.
Análise de risco
Os pontos fracos potenciais da Messer foram definidos através de uma análise de risco detalhada que abrange todas as filiais regionais e departamentos empresariais.
Programa de formação
Para além da formação presencial, podem ser organizados webinars e cursos de e-learning sobre temas seleccionados relacionados com o Código Messer. Os departamentos empresariais e os órgãos e departamentos locais de gestão determinam basicamente os conteúdos da formação e os funcionários a formar. Adoptam a concepção e implementação das formações, se necessário com o apoio de prestadores de serviços externos, e asseguram a sua correcta documentação. O Conselho de Administração do Grupo Messer pode especificar as formações obrigatórias e os conteúdos da formação, bem como o grupo de funcionários a formar.
Relatórios e auditorias
Através das orientações do grupo, dos estatutos amplamente unificados, das regras processuais para o órgão de gestão da empresa (local), das regras que seguem o princípio dos "quatro olhos" e dos requisitos individuais dos departamentos centrais, vários pontos estão sujeitos a aprovação e relatórios definidos.
Outras questões são discutidas e acordadas, as experiências e informações são trocadas e comunicadas em reuniões regulares a nível local ou regional ou em reuniões departamentais.
Os processos essenciais foram definidos em Messer e frequentemente certificados (por exemplo, ISO, GMP).
A fim de cumprir o Código Messer, devem ser utilizadas as estruturas organizacionais existentes. Os departamentos individuais, as pessoas responsáveis a nível regional e os órgãos de gestão são directamente responsáveis. Isto assegura a implementação e o cumprimento do Código de Mensageiro por cada área de responsabilidade.
Com o apoio do Corporate Legal and Corporate Compliance, a Auditoria Interna efectua revisões de vários dias a intervalos regulares em todas as empresas locais. Desta forma, os factos (por exemplo, estatutos, regras da empresa, regras de assinatura, cursos de formação, cumprimento de relatórios, etc.) relevantes para o Código Messer são sujeitos a uma verificação mais completa. Além disso, os departamentos individuais também realizam auditorias detalhadas (por exemplo, SHEQ, gases medicinais, TI). As observações e sugestões de melhoria são registadas num relatório que é submetido ao Conselho de Administração da Messer SE & Co. KGaA. A implementação das propostas de melhoramento é verificada através de auditorias de acompanhamento dentro de um determinado período de tempo.
Os litígios pendentes e potenciais/ameaçados com base num determinado valor/risco são consultados centralmente de três em três meses, onde são introduzidos pormenores relativos aos factos, ao valor do litígio, à situação do caso, ao risco do processo e, se necessário, às reservas constituídas ou a constituir.
Os CEOs/LCOs e os BCOs são obrigados a notificar o CCO de qualquer suspeita de violação grave do Código Messer. Todos os processos relevantes para o Código Messer dentro da respectiva filial regional ou dentro do respectivo departamento devem ser comunicados ao CCO do ano anterior como parte de um relatório anual de conformidade, o mais tardar até 31 de Janeiro.
O CCO reporta ao Conselho de Administração da Messer SE & Co. KGaA regularmente e, em casos individuais mediante pedido, prontamente sobre quaisquer violações graves do Código Messer que lhe sejam comunicadas; caso contrário, reporta uma vez por ano.
Uma vez por ano, todas as filiais locais e departamentos centrais informam o Vice-Presidente do Controlo Corporativo dos factos relevantes para o relatório de risco. Isto é discutido pelo Conselho de Supervisão da Messer SE & Co. KGaA, que decide sobre quaisquer medidas necessárias. O Conselho Supervisor da Messer recebe este relatório e, se necessário, também esclarecimentos detalhados sobre o relatório para efeitos de informação.
Uma vez por ano, a Messer resume todas as suas actividades num relatório de sustentabilidade e certifica-o no quadro da Global Reporting Initiative (GRI).
Notificação de violações de conformidade estabelecidas e casos suspeitos
Os CEOs e gestores devem organizar a sua responsabilidade de modo a que as denúncias de violações da lei aplicável ou do Código Messer ("violações do cumprimento"), bem como os casos razoavelmente suspeitos, possam ser levados ao seu conhecimento em qualquer altura, a fim de assegurar uma solução imediata.
As Directrizes para a Comunicação e Tratamento de Violações de Conformidade no Messer descrevem como as informações sobre violações de conformidade ou má conduta podem ser comunicadas e como devem ser tratadas.
A Linha de Integridade, gerida por um fornecedor externo em nome da Messer, está disponível na Internet: www.messer.ethicspoint.com ou por telefone (pode encontrar o número de telefone do seu país no sítio Web).
Como parte do processo de relatório, deve ser criado um relatório que capte a resposta às violações de conformidade identificadas. Isto deve incluir uma descrição de como o incidente foi investigado, a determinação das consequências da má conduta identificada e a decisão sobre acções futuras.
Os CEOs têm de assegurar, através de medidas adequadas, que todos os funcionários sejam informados sobre como e a quem as violações do Código de Mensagem devem ser comunicadas, incluindo a notificação pública da linha directa de conformidade e do endereço de correio electrónico.
MESSERGAS , DISTRIBUÇĀO DE GASES INDUSTRIAIS UNIPESSOAL LDA.
Sr. Nicolás Denís, Presidente do Conselho
Sr. Cedric Casamayou, Membro do Conselho
Dr. Christof Spenrath, membro do Conselho